sexta-feira, 30 de julho de 2021

O ENFRENTAMENTO DO NIILISMO E/OU O SEU DUPLO


Muitos insistem em dizer que Nietzsche era niilista, fomentador ou defensor do niilismo etc. Não sei se de fato acham isso ou se criaram e criam essa imagem do pensador por conveniência etc. Carl Jaspers, por exemplo, é conhecido e seguido por sua tese de que no pensamento de Nietzsche não há espaço para a transcendência, algo que definitivamente não se sustenta. 


Não se sustenta porque toda a desfilosofia de Nietzsche é busca por transcendência. Acontece que o poeta da Gaia Ciência considera, em alguma medida como o fez Aristóteles - embora de maneira mais plástica, artística e performática do que aquele grego - que buscar a transcendência sem considerar o terreno, o humano, é algo descabido, ao beber em ambientes aquáticos floridos e outros lugares e monumentos antigos. 


Esse desvirtuamento é que é, para ele, o niilismo, contra o qual - inclusive citando esse termo - se opõe. O principal erro de Nietzsche, por assim dizer, foi querer vencer Platão, já que o próprio Platão deixou as pistas que mostram que seu sistema é falho (no sentido de ser algo que se sustente sem se relacionar com nada). Platão é muito mais risonho do que geralmente se o considera. Assim, se Nietzsche não fosse tão atormentado, e com tantos fantasmas a enfrentar, é possível que tivesse percebido - talvez ele o tenha feito, mas optado por criar uma imagem como oponente para atacar (afinal, como se pode ver, isso é mais comum do que se percebe ou se considera) - que o Platão "real", e não aquele que fora criado por comentadores, pensa algo semelhante ao que ele pensa, ou melhor dizendo, sorri para algo que ele defende em meio à tormenta. 


Os que atacam Nietzsche por meio daquela pecha niilista, com base naquele entendimento, aproveitam o trampolim para atacar o que se convencionou chamar de pós-modernidade. Acontece que a pós-modernidade, a meu ver (e exponho algo nesse sentido no mestrado e no doutorado), é - ou pelo menos uma parte substancial do pensamento pós-moderno -, uma busca por mostrar que a revivescencia do pensamento grego antigo não alcançou aquilo que ele tinha de mais importante, mas ficou apenas na sua sistemática, ou seja, nas suas camadas mais externas, por assim dizer, que encena que a racionalidade tinha uma base racional, algo que os acadêmicos e frequentadores de templos e cultos gregos sabiam que não se sustentava.

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