terça-feira, 20 de setembro de 2011

Eu, meu pai e a estrada

Meu pai grande e eu pequeno
Na estrada do cacimbão
Alguém nos acompanhava
E fazia uma saudação
E entabulavam conversa
De alguma situação

Esse era meu cinema
Passadiço dos Joéis
Eu, papai e Lourival
Representando os papéis
Tinha Anísio e Chico Barros
E outros grandes menestréis

Papai sempre caminhando
Fazendo o sinal sagrado
Uma ferramenta na mão
E um cachorro de lado
Ouvindo o som da cigarra
Este ser vivo encantado

O vivente andando a pé
É que contempla o sertão
Esse era o conselho
Do ilustre Gonzagão
No devagar das passadas
E no ritmo do Cancão

À noitinha os vaga-lumes
Em sua dança altaneira
Junto da farra dos pássaros
E o baile da Rosa–cera
Mostravam ao sertanejo
A vida da Terra inteira

E na subida do alto
Avistava-se a cidade
Papai olhava pra traz
A contemplar a verdade
E aquela ação já era
O reflexo da saudade.


Adaécio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário